Construir uma marca forte e memorável exige estratégia, clareza e, principalmente, identidade.
É exatamente aí que entra o branding: o processo de posicionar sua marca de forma coerente, emocional e reconhecível pelo público.
Mas, ao buscar esse tipo de serviço, muitas empreendedoras se deparam com um desafio, o custo.
Hoje, uma consultoria de branding completa feita por mim e meu time gira em torno de R$ 30.000 e R$ 50.000 - dependendo do profissional e da profundidade do projeto.
Esse investimento inclui análises de mercado, estudo de público, definição de arquétipo de marca, identidade verbal e visual, entre outros. Além do valor, é comum que o processo leve semanas ou até meses, com reuniões, ajustes e entregas em etapas.
Para muitas empreendedoras em fase de crescimento, esse investimento não é viável, e acaba resultando em longos períodos de indecisão, postagens inconsistentes e uma comunicação que “fala com todo mundo”, mas não conecta com ninguém.
Uma alternativa prática e acessível
Pensando nisso, o Guia Completo do Teste dos Arquétipos de Marca surge como uma solução “faça-você-mesma” que entrega o primeiro passo estratégico do branding de forma prática, acessível e rápida.
Em vez de depender de longas consultorias, o guia oferece:
- Um passo a passo para identificar o arquétipo da sua marca;
- Exemplos de aplicação no tom de voz, identidade visual e comportamento digital;
- Mais de 1.200 templates no Canva, prontos para editar e usar nas redes sociais;
- Um manual de aplicação para colocar em prática tudo o que você descobrir sobre sua marca.
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Consultoria x Guia: o que muda (e o que permanece igual)

O guia não substitui uma consultoria completa, mas oferece o mesmo nível de clareza inicial que uma marca precisa para se comunicar com propósito e atrair os clientes certos.
O primeiro passo da sua marca começa aqui
Antes de investir milhares em um processo de branding, vale dar o primeiro passo com consciência e estratégia.
Com o Guia Completo do Teste dos Arquétipos de Marca, você entende o que torna sua marca única, aprende a aplicar essa essência em seus conteúdos e cria uma presença que conecta, tudo isso com autonomia e economia.
FAQ - Dúvidas Frequentes
O que são os 12 arquétipos?
São perfis universais que representam diferentes personalidades de marca. Exemplos: o Herói, o Cuidador, o Rebelde, o Mago, entre outros. Eles ajudam empresas a se posicionarem de forma estratégica e emocionalmente conectada com seu público.
Qual a diferença entre arquétipo e persona?
A persona representa o público ideal da marca (com dados específicos). Já o arquétipo é a personalidade simbólica da marca, como ela quer ser percebida emocionalmente, ele não muda conforme gostos e costumes.
Posso usar mais de um arquétipo em minha marca?
Sim. Normalmente, uma marca tem um arquétipo principal e um secundário de suporte. Isso permite mais profundidade, mas o posicionamento precisa ser coerente e intencional.
Como descobrir o arquétipo da minha marca?
Faça teste dos arquétipos grátis que eu desenvolvi. Você recebe na hora o resultado dos seus arquétipos https://testedosarquetipos.monikefurtado.com.br/
Posso ter mais de um arquétipo?
Sim! Todos temos um mix. O teste identifica seu principal + secundários.
Meu arquétipo pode mudar?
Sim. Mas, o principal tende a ser estável. Secundários podem se fortalecer com o tempo.
Depois de descobrir meu arquétipo, o que eu faço?
Você precisa aplicá-lo em toda a comunicação: identidade visual, tom de voz e storytelling. Para facilitar esse processo, criei um kit completo de Templates dos Arquétipos de Marca.